• Dúvidas de Credenciamento e CFE: (51) 3288-1160
  • Ouvidoria Banrisul: 0800 644 2200
Pregão Online
Banrisul
Abrir menu
  • 23/03/2018 18:00

[LICITACON] Nova versão do Sistema de Compras Eletrônicas será liberada nesta próxima segunda-feira (26) - DLE e OSE

Documentos (anexos) comprobatórios para processos licitatórios e de dispensa de licitação e Orçamento-base para OSE.

Prezados usuários,

nesta próxima segunda-feira, ao final da tarde, será liberada nova versão do Sistema de Compras Eletrônicas RS.


O que muda com a nova versão do Sistema de Compras?

Informações  relacionadas  aos  documentos  comprobatórios  recebidos  ao  longo  do processo  licitatório,  tais  como  edital,  projeto  básico,  termo  de  referência, orçamento-base,  cronograma,  atas,  avisos,  propostas,  termo  de  formalização  da dispensa/inexigibilidade de licitação, etc.

A nova versão classifica os tipos de documentos anexados no sistema eletrônico e registra dados comprobatórios  da sua publicidade legal requerida.

A nova versão libera no Sistema de Compras a exportação dos processos de Obras e Serviços de Engenharia para o TCE-RS, executados por este sistema eletrônico, permitindo que os órgãos os enviem de forma automática pelo módulo LicitaCon e-Validador, da mesma forma  como já libera para os demais processos licitatórios com outros tipos de objetos licitados (Bens, Serviços, Alienações, Concessões e outros). 


Para os FORNECEDORES

Somente para os editais de Obra ou Serviço de Engenharia

No cadastramento da sua proposta inicial no sistema eletrônico o usuário deverá informar,  em campo próprio do sistema eletrônico, informações do orçamento-base  que compõe a sua oferta (valor unitário, %BDI e %Encargos sociais) global, ou detalhado por item, em conformidade com o grau de detalhamento cadastrado no sistema por cada administração e respectivo processo licitatório.

O usuário deverá obrigatoriamente que permanecer  informando no documento anexo à sua proposta eletrônica toda a documentação exigida no instrumento convocatório (orçamento-base,  cronograma, detalhamento BDI, detalhamento encargos sociais e demais requeridos).

O vencedor da licitação de Obra ou Serviço de Engenharia, na fase de julgamento de proposta,  deverá obrigatoriamente, dentro do prazo definido, que ajustar em campo próprio do sistema eletrônico o seu orçamento-base inicial, adequando-o a sua oferta de preço final se esta diferir da sua inicial (novo lance ofertado na fase de disputa, convocação de  ME/EPP, ou negociação direta com o vencedor). Fica também obrigado a anexar no sistema eletrônico, neste prazo, o documento com a sua proposta final e orçamento ajustados ao novo valor ofertado e aceito.


Para as CENTRAIS DE COMPRAS

Para todos os editais:

No cadastramento do edital, no passo 3 onde o usuário anexa os documentos da licitação, o usuário deverá classificar o anexo em um dos tipos de documentos previstos. O sistema apresenta a lista dos tipos de documentos, e uma legenda com os obrigatórios, de acordo com a modalidade e tipo de objeto definido no passo 1, para só então liberar o último passo, publicação do edital no portal.

Aviso: se a publicação for agendada pelo usuário para publicação no portal na data prevista, o(s) aviso(s) comprobatórios da publicidade legal feita (convocação dos interessados), devem ser anexados a licitação quando veiculados.

Por exemplo: 

  • Pregão, eletrônico ou presencial, para o tipo de objeto "Bens" ou "Bens ou Serviços" ou "Serviços"

           Documentos obrigatórios

           [ ] Edital e anexos

           * Lista dos documentos necessários para o cadastro deste edital

           * É de responsabilidade do órgão promotor da licitação, efetuar, e anexar no Portal, os avisos da publicidade legal requerida, observado a modalidade e o tipo de objeto.

  • Pregão, eletrônico ou presencial, para o tipo de objeto "Obras e Serviços de Engenharia"

           Documentos obrigatórios

            [ ] Cronograma

            [ ] Detalhamento de encargos sociais

            [ ] Detalhamento do BDI

            [ ] Edital e anexos

            [ ] Orçamento-base

            [ ] Projeto básico/Termo de referência

           * Lista dos documentos necessários para o cadastro deste edital

           * É de responsabilidade do órgão promotor da licitação, efetuar, e anexar no Portal, os avisos da publicidade legal requerida, observado a modalidade e o tipo de objeto.

Para editais de Obra ou Serviço de Engenharia: 

No cadastramento do edital, no passo 2, onde o usuário compõe os lotes, e o detalhamento dos seus itens, a administração deverá publicar, em campo próprio do sistema eletrônico, informações do orçamento-base estimado para a licitação (valor unitário, %BDI e %Encargos sociais) global, ou detalhado por item, em conformidade com o grau de detalhamento que necessitar.

Para qualquer documento anexado à licitação, na sua fase de composição, ou após já ter sido publicado no portal, a administração deverá obrigatoriamente que classificar o tipo de documento e registrar em campo próprio do sistema eletrônico informações da publicidade legal feita quando o evento associado requerer (veículo, data, e informações complementares, opcionais, que a administração desejar associar a publicidade feita).

Para as Centrais de Compras que exportam dados para o LicitaCon:

A lista completa de documentos disponíveis/obrigatórios para cada fase de do processo, acordo  com a modalidade, tipo de objeto e eventos da licitação, encontra-se  publicada no  Apêndice  A  –  (Fases  x  Eventos  x Documentos) no site do TCE-RS.

Somente para as centrais de compras (órgãos) que utilizam o portal de Compras do Estado:

Em breve a CELIC deverá adotar a planilha modelo do TCE-RS nos processo de Obras e Serviços de Engenharia encaminhados para licitação nesta central.

O sistema foi adaptado para aceitar a nova codificação definida para os itens do catálogo do Estado, agora com 14 posições: ffff.ssss.iiiiii

onde:

ffff = família

ssss = subfamília

iiiiii = sequencial do item dentro da sua família/subfamília


Para mais informações sobre a nova versão, em contato com a nossa Central de Atendimento ao usuário, ou com o seu contato na CELIC caso seja um órgão atendido por esta central de licitações do Estado.

Central de Atendimento PROCERGS: (51) 3210-3708

Atenciosamente,

Equipe Compras Eletrônicas RS